domingo, 19 de dezembro de 2010

Antes que 2010 acabe!!

Que correria!! Mais parece a corrida maluca!!! Que final de ano corrido!!! Sei que estou sendo repetitiva, mas que a correria tá grande, está, sim!!

Até daqui desapareci! Muita coisa acontecendo ao mesmo tempo!! Boas e não tão boas, na maioria boas, ótimas! Nada de negativismo nessa época! Pensamento positivo sempre!!

Recapitulando o ano, começou beeeeemm agitado!!! Metade bem agitada e final bem agitado!! Hahaha!!! Chega a ser engraçado, mas foi bem agitadinho este 2010! Mas gostei, adorei tudo!! No frigir dos ovos, a omelete ficou deliciosa!! Sabe, aprendi que estamos onde deveríamos estar, nem um milímetro a mais para a direita ou para a esquerda. Estamos no lugar certo, com as pessoas certas, no ambiente certo, conforme o que precisamos, de acordo com a lei divina e com o princípio da ação e reação.

Por isso, amei 2010! Que terminará feliz, como começou!!

E venha 2011!! Venha mesmo!!! Com força total!! Estamos aqui para o que der e vier!!

Lindo 2011 a todos!!!!

Luz e Paz!!
Renata

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

E chegou o Grande Dia!!!



E a guria que conheci criança, bem criança, completa um ciclo, uma etapa. O primeiro passo de muitos outros que certamente virão!

O tempo passa rápido, muito rápido! E a garotinha que parecia frágil, às vezes sem rumo, com muitas dúvidas para tão pouca idade, se transformou em uma adolescente amiga, companheira, estudiosa, gentil, humana e muito inteligente! Realmente percebemos que quando as oportunidades aparecem, quando a orientação acontece, tudo flui muito melhor!


Parabéns, Joice, pela sua formatura! Muitos com sua idade ainda não tiverem este prazer e esta conquista. Mas você, por seus esforços e boa vontade, conseguiu! Pronto! Chegou à 8ª série, estudou e, com méritos, está se formando! É um orgulho sabe... Bah, me lembro ainda quando te explicava porque casa se escreve com s, e não com z! E agora você está aí, se formando, linda e muito feliz!!


Chegou o grande dia!! Que tudo agora sejam colheitas de tudo que plantaste com esforço e dedicação!


Que venha o Ensino Médio e que você tenha muito êxito! (Tenho certeza que vai ter!!!)


Parabéns, guria!! Que Deus continue abençoando teu caminho iluminado!!

Beijos e boa sorte!!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Quem extravasa não é tímido!

Bah!! Faz tempo que tenho pensado muito sobre um tipo de comportamento que me incomoda... Talvez não saiba me expressar como gostaria, mas vamos dar o "pontapé" inicial!!

Não consigo entender pessoas que se dizem tímidas, muito tímidas, quando se enontram fora do ambiente de ação, quero dizer do ambiente de trabalho. Pessoas que, na frente dos outros em seu ambiente de ação, fazem e acontecem; ousam, criam, insinuam-se e até nos fazem nos sentirmos intimidados, mas que quando acaba o "show", pronto, falam baixo, olham assustadas e continuam afirmando que são muito tímidas.

Na verdade não sei se é o comportamento que me incomoda ou o adjetivo em si. No meu modo de ver estas pessoas não são tímidas, são sim, quando muito, introvertidas e extravasam onde se sentem confortáveis, onde se sentem "no comando".

Agora que coloquei o pensamento no papel, achei por bem procurar na "web" o significado destes adjetivos. Abaixo o que encontrei na Wikipédia:

"A Timidez ou o Acanhamento pode ser definida como o desconforto e a inibição em situações de interação pessoal que interferem na realização dos objetivos pessoais e profissionais de quem a sofre. Caracteriza-se pela obsessiva preocupação com as atitudes, reações e pensamentos dos outros. A timidez aflora geralmente, mas não exclusivamente, em situações de confronto com a autoridade, interação com algumas pessoas: contato com estranhos e ao falar diante de grupos - e até mesmo em ambiente familiar.

Segundo Jung:
  • Na extroversão, a energia da pessoa flui de maneira natural para o mundo externo de objetos, fatos e pessoas, em que se observa: atenção para a ação, impulsividade (ação antes de pensar), comunicabilidade, sociabilidade e facilidade de expressão oral. Extroversão significa “o fluir da libido de dentro para fora.”. O indivíduo extrovertido vai confiante de encontro ao objeto. Esse aspecto favorece a sua adaptação às condições externas, normalmente de forma mas fácil do que para o indivíduo introvertido.
  • Na introversão, o indivíduo direciona a atenção para o seu mundo interno de impressões, emoções e pensamentos. Assim, observa-se uma ação voltada do exterior para o interior, hesitabilidade, o pensar antes de agir; postura reservada, retraimento social, retenção das emoções, discrição e facilidade de expressão no campo da escrita. O introvertido ocupa-se dos seus processos internos suscitados pelos fatos externos. Dessa forma o tipo introvertido diferencia-se do extrovertido por sua orientação por fatores subjetivos e não pelo aspecto objetivamente dado."

Isto posto, entendo que tímidos e introvertidos não gostam mesmo de se expor. Sendo assim, os que se dizem tímidos e extravasam a valer no ambiente de ação, podem ser tudo, menos tímidos! Acho melhor mudarem o discurso, para mim não cola mais!!!

Em tempo! Você deve estar se perguntando o porquê de eu estar escrevendo sobre isso, não é? Hehehe!!! Lembrei de uma pessoa em especial, faz parte do passado. Não que não tenha conhecido ou, eventualmente, não conheça outras, mas o que me levou a escrever foi o pensamento nesta. Na época me incomodou muito, me fez sentir mal até. Hoje não mais, me aceito como sou, assim como a aceito também, apesar de não convivermos mais, mas que ela não é tímida, ahhhh não é não!!!

Bom findi pra todo mundo!!

Para Estela e Regina

Meninas!! Obrigada pelos comentários!!

Concordo que "A Cabana" é um livro para se ler com a mente aberta, sem preceitos, preconceitos e/ou ideias preconcebidas. É preciso nos permitirmos acreditar que tudo, tudo mesmo, é possível. É meio surreal, mas imaginarmos a possibilidade de tudo aquilo acontecer é mágico!! Me deu até vontade de encontrar uma cabana dessas!!! Talvez até já tenha encontrado e não tenha enxergado com os olhos que li o livro.. Quem saberá??

Grande beijo para vocês!

sábado, 6 de novembro de 2010

Aceitação

O início da transformação (texto de Ana Cristina Pereira )


A primeira impressão que temos quando ouvimos ou pensamos em aceitar, seja uma pessoa, um fato ou uma circunstância é de que estaremos nos submetendo ou nos subjugando, desistindo de lutar, sendo fracos.

De verdade, se quisermos modificar qualquer aspecto da nossa vida e de nós mesmos, devemos começar aceitando.

A aceitação é detentora de um poder transformador que só quem já experimentou pode avaliar.

É difícil aceitar uma perda material ou afetiva; uma dificuldade financeira; uma doença; uma humilhação; uma traição.

Mas a aceitação é um ato de força interior, sabedoria e humildade, pois existem inúmeras situações que não estão sob o nosso controle.

As pessoas são como são, dificilmente mudam.

Não podemos contar com isso. A única pessoa que podemos mudar, somos nós mesmos, e aceitar, faz parte deste importante processo de mudança, de transformação.

Ser resistente, brigar, revoltar-se, negar, deprimir, desesperar, indignar-se, culpar, culpar-se são reações emocionais carregadas de raiva. Raiva do outro, raiva de si mesmo, raiva da vida. E a raiva destrói, desagrega.

A aceitação é uma força que desconhecemos porque somos condicionados a lutar, a esbravejar, a brigar.

Aceitar não é desistir, nem tão pouco resignar-se. Aceitar é estar lúcido do momento presente, e se assim a vida se apresenta, assim deve ser.

Tudo está coordenado pela Lei da ação e reação.

No instante em que aceitamos, desmaterializamos situações que foram criadas por nós, soluções surgem naturalmente através da intuição ou fatos trazem as respostas e as saídas para o problema.

Tudo é movimento. Nada é permanente.

A nossa tendência “natural” é resistir, não aceitar, combater tudo o que nos contraria e o que nos gera sofrimento. Dessa forma prolongamos a situação. Resistir só nos mantém presos dentro da situação desconfortável, muitas vezes perpetuando e tornando tudo mais complicado e pesado.

Quando não aceitamos nos tornamos amargos, revoltados, frustrados, insatisfeitos, cheios de rancor e tristeza, e esses padrões mentais e emocionais criam mais dificuldades, nunca trazem solução.

Aceitar é expandir a consciência e encontrar respostas, soluções, alívio. Aceitar é o que nos leva à Fé.

É fundamental entender que aceitar não significa desistir. Aceitar é seguir adiante com otimismo. É ter propósitos a serem atingidos. É nossa atitude saudável diante da vida.

Aceitar se refere ao momento presente, ao agora.

No instante que você aceita, você se entrega ao que a vida quer-lhe oferecer. Novas idéias surgem para prosseguir na direção desejada, saindo do sofrimento.


Adorei este texto!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Tropa de Elite 2 – Adorei! Mas não era para ser assim...

Há alguns dias atrás assisti a “Tropa de Elite 2” com meu amor e minha enteada. Adoramos o filme!! Saímos de “alma lavada” do cinema! Conversamos sobre o que vimos, opiniões parecidas e a certeza de que Wagner Moura é talentosíssimo. Mas não era para ser assim...

Não, não era... Adorei o filme, o Coronel Nascimento é meu ídolo do momento, mas isso não está certo... Não, não está...

Tudo o que vimos é a realidade nua e crua de um sistema podre, que está imposto desde, se bobear, da nossa colonização. Adorarmos um filme com tanto sangue, policiais e políticos corruptos, inocentes morrendo e policiais e políticos honestos sendo ameaçados não é motivo para adoração, muito pelo contrário!

É uma vergonha danada vivermos em um país que ainda permite tantas barbáries, que esconde toda a podridão do “sistema” embaixo do tapete, que se aproveita dos menos afortunados (inclusive de cultura) para se promover e promover tanta gente sem escrúpulos! É incrível como nos sentimos bem e, “vingados”, vendo os personagens corruptos morrerem de forma brutal, chegamos a desejar isso!

É triste admitir, mas acho que idolatramos tanto o “Nascimento”, porque nosso desejo por justiça se realiza em mais ou menos uma hora e meia de filme. A gente sai feliz porque, pelo menos no filme, uma pequena parte da corja morreu ou foi presa. Mas não era para ser assim...

E o que faremos depois? E o que fazemos para mudar o universo ao nosso redor?

É de se pensar...

Renata

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Nosso Lar



Ah!!! Que delícia acordar, abrir a janela e ver lindas flores enfeitando nosso quintal!
Que delícia estarmos em nossa casa, nosso canto, nossas coisas, nossos horários, nossa vida!!
Obrigada, Senhor!
Vivemos um momento de muita harmonia, saúde e paz!

Beijos a todos!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Como "A Cabana" me fez refletir

Frases que me fizeram refletir ao ler o livro "A Cabana", de William P. Young


“...todos nós, falhos, que acreditamos que o Amor governa. Levantemo-nos e deixemos que ele brilhe.”

“De todos os lugares em que a presença de Deus se fazia sentir, era ali, rodeado pela natureza e sob as estrelas, um dos mais tocantes. Quase podia ouvir o hino de adoração que os astros faziam ao Criador, e em seu coração relutante ele participava do melhor modo possível.”

“É bom para a alma deixar que as águas rolem de vez em quando, as águas que curam.”

“Acho que começar tirando do caminho as questões que vêm da cabeça faz com que as do coração fiquem mais fáceis de ser trabalhadas...”

“A maioria dos pássaros foi criada para voar. Para eles, ficar no solo é uma limitação de sua capacidade de voar, e não o contrário. Você, por outro lado, foi criado para ser amado. Assim, para você, viver como se não fosse amado é uma limitação, e não o contrário.”

“Viver sem ser amado é como cortar as asas de um pássaro e tirar sua capacidade de voar.”

“A dor tem a capacidade de cortar nossas asas e nos impedir de voar.”

“Seria como se este pássaro, cuja natureza é voar, optasse somente por andar e permanecer no chão. Ele não deixa de ser pássaro, mas isso altera significativamente sua experiência de vida.”

“Um pássaro não é definido por estar preso ao chão, mas por sua capacidade de voar.”

“O amor não é a limitação. O amor é o vôo.”

“Os relacionamentos não tem nada a ver com poder. E um modo de evitar a vontade de exercer poder é escolher se limitar e servir. Os humanos costumam fazer isso quando cuidam dos enfermos, quando servem os idosos, quando se relacionam com os pobres, quando amam os muito velhos e os muito novos, ou até mesmo quando se importam com aqueles que assumiram uma posição de poder sobre eles.”

“Crescer significa mudar e mudar envolve riscos, uma passagem do conhecido para o desconhecido.”

“Não gosto de muitas das escolhas que eles fazem, mas essa minha raiva é uma expressão de amor.”

“Eu sou o que sou. Não estou tentando me encaixar em modelo nenhum.”

“Você vai achar este dia muito mais fácil se simplesmente aceitá-lo como é, em vez de encaixá-lo em suas idéias preconcebidas.”

“O pecado é o próprio castigo, pois devora as pessoas por dentro.”

“Não confunda adaptação com intenção, ou sedução com realidade.”

“Você não pode ‘produzir’ confiança, assim como não pode ‘fazer’ humildade. Ela existe ou não. A confiança é fruto de um relacionamento em que você sabe que é amado.”

“Então é você quem determina o que é bom e o que é ruim. Assim, quando o seu bom e o seu ruim se chocam com os do vizinho, seguem-se brigas, discussões e até guerras.”

“O mal é uma palavra que usamos para descrever a ausência de Deus, assim como usamos a palavra escuridão para descrever a ausência de Luz, ou morte para descrever a ausência de Vida. Tanto o mal quanto a escuridão só podem ser entendidos em relação à Luz e ao Bem. Eles não têm existência real.”

“A imaginação é uma capacidade poderosa. Mas, sem sabedoria, a imaginação é uma professora cruel.”

“Muita coisa pode ser lembrada e aprendida ao se olhar para trás, mas somente para uma visita, não para uma estada demorada.”

“Submissão não tem a ver com autoridade e não é obediência. Tem a ver com relacionamentos de amor e respeito.”

“Muitos acreditam que é o amor que cresce, mas é o conhecimento que cresce, e o amor simplesmente se expande para contê-lo. O amor é simplesmente a pele do conhecimento.”

“Se não tiver nada de bom para dizer, não diga nada.”

“Julgar não é destruir, mas consertar as coisas.”

‘O casamento não é uma instituição. É um relacionamento.”

“Religião, política e economia são ferramentas terríveis que muitos usam para sustentar suas ilusões de segurança e controle. As pessoas têm medo da incerteza, do futuro. Essas instituições, essas estruturas e ideologia são um esforço inútil de criar algum sentimento de certeza e segurança onde nada disso existe. É tudo falso!”

“A falsidade tem uma infinidade de combinações, mas a verdade só tem um modo de ser.”

“As pessoas religiosas, quando querem que os outros façam o que elas acham certo, precisam de um Deus severo. Quando precisam de perdão, correm para Jesus.”

“O amor verdadeiro nunca força.”

“As emoções são as cores da alma. São espetaculares e incríveis. Quando você não sente, o mundo fica opaco e sem cor.”

“A maioria das emoções são reações àquilo que você percebe: o que acha verdadeiro numa determinada situação. Se sua percepção for falsa, sua reação emocional a ela também será falsa.”

“Só porque você acredita firmemente numa coisa não significa que ela seja verdadeira.”

“Quanto mais você viver na verdade, mais suas emoções irão ajudá-lo a ver com clareza.”

“Minha essência é um verbo. Sou mais ligada a verbos do que a substantivos. Verbos como confessar, arrepender-se, viver, amar, responder, crescer, colher, mudar, semear, correr, dançar, cantar e assim por diante. Os humanos, por outro lado, gostam de pegar um verbo vivo e cheio de graça e transformá-lo num substantivo ou num princípio morto que fede a regras. Os substantivos existem porque existe um universo criado e uma realidade física, mas, se o universo for apenas uma massa de substantivos, ele está morto. A não ser “eu sou”, não existem verbos e os verbos são o que torna o universo vivo.”

“As responsabilidades e as expectativas são a base para a culpa, a vergonha e o julgamento. Elas fornecem a estrutura que faz do comportamento a base para a identidade e o valor de alguém.”

“Você pode dizer adeus a sua família e a seus amigos e afastar-se milhas e milhas e, ao mesmo tempo, carregá-los em seu coração, em sua mente, em seu estômago, pois você não apenas vive no mundo, mas o mundo vive em você.”

“Perdoar não significa esquecer, significa soltar a garganta da outra pessoa.”

“Esquecer é optar por me limitar.”

“O perdão não estabelece um relacionamento.”

“O perdão existe em primeiro lugar para aquele que perdoa, para liberá-lo de algo que vai destruí-lo, que vai acabar com sua alegria e capacidade de amar integral e abertamente.”

“O perdão não exige de modo algum que você confie naquele a quem perdoou.”

“Jamais desconsidere a maravilha das suas lágrimas. Elas podem ser águas curativas e uma fonte de alegria. Algumas vezes são as melhores palavras que o seu coração pode falar.”

É, gostei bastante desse livro!
Renata 

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Acho que o Aurélio se mexeu!!

Barbaridade!!!

Não sou perfeita no "Português", bem longe disso, aliás! Mas quando não sei, não enfeito! Linguagem simples não tem erro!!

Dia desses eu e meu amor ouvimos uma pérola que doeu nos nossos ouvidinhos!!

Um rapaz estava falando com uma colega de trabalho, ele na rua, ela na janela. Não sei o que ela pediu para ele, mas a resposta foi a seguinte:

"- Não posso fazer nada... Sou um simples megero pau mandado!"

Socorroooooooooooo!!! Pra que enfeitar tanto?? E o que é pior, enfeitar erroneamente!!! Imagino eu que ele quis dizer "mero" pau mandado, o que também não modificaria tanto o erro, pois simples e mero são praticamente a mesma coisa, mas simples "megero"???? Ah não, não dá!

Ou será que ele não errou?? Que ele se considera um "megero" pau mandado???  Pra mim não faz sentido algum, mas com tanta asneira que a gente ouve, vai saber....

Que o Aurélio esteja em paz!

Renata

sábado, 4 de setembro de 2010

"Dizem que os olhos são as janelas da alma"

Alguns dos trechos de "O Caçador de Pipas", de Khaled Hosseini, que me fizeram refletir bastante...

* Descobri que não é verdade o que dizem a respeito de passado, essa história de que podemos enterrá-lo. Porque, de um jeito ou de outro, ele sempre consegue escapar.*

* Dizem que os olhos são as janelas da alma.*

* Existe apenas um pecado, um só. E esse pecado é roubar. Qualquer outro é simplesmente uma variação do roubo. Quando você mata um homem, está roubando uma vida. Está roubando da esposa o direito de ter um marido, roubando dos filhos um pai. Quando mente, está roubando de alguém o direito de saber a verdade. Quando trapaceia, está roubando o direito à justiça.*

* Mas é melhor uma verdade que dói do que uma mentira que conforta.*

* Um homem que não tem consciência, que não tem bondade, não sofre.*

* É errado machucar as pessoas, mesmo as malvadas. Porque elas não têm condições de fazer outra coisa, e porque, às vezes, as pessoas más podem se tornar boas.*

* Quieto significa em paz. Tranqüilidade. Estar quieto é baixar o botão do volume da vida. O silêncio é pressionar o botão para desligar. Desligar tudo. O silêncio de Sohrab era o silêncio auto-imposto daqueles que têm convicções, daqueles que protestam, que tentam defender a sua causa recusando-se a falar.*

Posso dizer que hoje estou... quieta!
 
Beijos

domingo, 29 de agosto de 2010

Muito especial para mim...

Bem humorada, às vezes tímida, bem esperta, de vez em quando instável por causa da idade, e intensa, muito intensa. Já a achei fria, mas descobri que ela tem calor! Calor por felicidade, calor por alegria, calor por querer se sentir bem, amada e compreendida. Já tivemos nossas diferenças, nossos momentos de guerra fria, nossos momentos de trégua e nossos momentos alegres. Hoje acredito vivermos nosso melhor momento. Momento feito de perdão, de aceitação, de colaboração. Momentos extremamente divertidos, sinceros, honestos, transparentes. Ela ainda não, mas eu já a conheço, quase que perfeitamente, só pelo olhar. Olhar este às vezes triste, assustado, desconfiado, porém que sabe olhar alegre, esperançoso, e debochado – e este é um dos melhores olhares que ela sabe dar! Além do olhar lento, “lazy”, este é bem engraçado – às vezes demora para entender uma brincadeira ou uma piada, e faz cara de interrogação com exímia perfeição!!

É uma pessoa muito querida, uma menina fantástica, que aprendi a aceitar, a compreender, a gostar. A quem desejo sempre o melhor, por quem intercedo quando entendo ser importante.

Não veio de mim, mas chegou até mim em um pacote lindo, muito bem embrulhado, junto com o grande amor da minha vida!

É minha amiga, que está escrevendo muito bem, que está despertando para o inglês (viva!), que me faz rir muito, que me faz muito bem!! Minha enteada, Joice – carinhosamente... Joicid (e ela sabe o porquê!!!)

You are very special to me, beautiful girl…

Kisses

Flores

Os Titãs há muito tem razão...
"Há flores, por todos os lados; há flores em tudo o que eu vejo..."

A-DO-RO joaninhas!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Yes!

Para quem sabe tudo de mim, sabe o quanto esta imagem significa, em todos os sentidos!
Thank you, Lord!
Renata

Descoberta!

Gente! Descobri uma coisa, não sei se triste, se boa, se ruim, se relevante, mas o fato é que me dei conta no último domingo: perco o humor quando estou com dor de cabeça!

É, tem gente que fica quieta, se deita, lamenta. Eu perco o humor e fico "irritadinha"! Pior que quando me analisei e descobri, logo comentei com o Toni, e ele disse que nossa sintonia é perfeita mesmo, pois estava pensando exatamente a mesma coisa! Na verdade porque me irritei bobamente com ele... Claro que pedi desculpa, mas ao mesmo tempo fiz o comentário com ele e ele concordou em gênero, número e grau.

Não sei se isto é bom ou ruim, mas ao menos sei que devo me controlar quando eventualmente minha cabeça doer (isto é raro, graças a Deus!), além de avisar quem está comigo a respeito do meu mau humor dolorido!

Que bom que é sempre tempo de nos descobrirmos e/ou descobrirmos algo sobre nossa personalidade!!!

É isso aí! Crescendo, aprendendo, aceitando-se e evoluindo!!

Kisses,
Renata

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cinismo (pesquisado na internet!)

Significado de Cinismo



1- Filosofia dos cínicos.


2- Fig.: descaro, impudência, desaforo, desfaçatez.


A origem dessa expressão é um tanto controvertida, pois alguns pesquisadores crêem que ela provém do Ginásio Cinosarge, espaço no qual Antístenes teria edificado sua Escola, enquanto outros afirmam que ela deriva da palavra grega kŷőn, kynós, que significa ‘cachorro’, alusão à vida destes animais, que seria igual à pregada pelos cínicos. Aliás, o símbolo deste grupo era justamente a imagem de um cão. De qualquer forma, porém, ela se origina do grego Kynismós, passando pelo latim cynismu, e assim chegando até nossos dias. Hoje, através de desvios de significado, este termo se refere àqueles desprovidos de vergonha e de qualquer sentimento de generosidade em relação à dor do outro. Mas não por acaso, pois os cínicos desejavam se desprender de todo tipo de preocupação, inclusive com o sofrimento alheio.

Sócrates já expressava seu repúdio pelo excesso de bens materiais dos quais a Humanidade dependia para sobreviver. Ele tinha como alvo a verdadeira felicidade, para a qual nada disso era necessário, pois ela estava conectada aos estados da alma, não a objetos externos. Posteriormente os cínicos passaram a pregar justamente esta forma de viver, na prática diária. O nome de Diógenes, seu principal defensor, tornou-se praticamente sinônimo desta Escola. Segundo histórias antigas, ele encontrou-se com Antístenes assim que chegou a Atenas, mas este não queria a seu lado nenhum discípulo. Diógenes, porém, gradualmente convenceu-o do contrário.

Diógenes radicalizou as propostas de Antístenes, e as exemplificou em sua própria vida, com severidade e persistência tais que sua forma de agir atravessou os séculos, impressionando os estudiosos da Filosofia. Ele ousou quebrar a visão clássica do grego, substituindo-a por uma imagem que logo se tornou modelar para a primeira etapa do Helenismo e mesmo para o período do Império. Ele procurava um homem que vivesse de acordo com seu eu essencial, sem se preocupar com nenhuma convenção social, em harmonia com sua verdadeira forma de ser – somente esta pessoa estaria apta a alcançar a felicidade.

Para este filósofo, a existência submetida apenas à teoria, escrava das elaborações intelectuais, sem o exercício da prática, do exemplo e da ação, não tinha nenhum sentido. Assim, sua doutrina seguia na contramão da cultura, do saber racional, pois ele considerava as matemáticas, a física, a astronomia, a música e a metafísica – conhecimentos super valorizados na época – sem nenhuma utilidade para a jornada interior do Homem.

Ele radicalizava quando afirmava que as pessoas deveriam buscar seus instintos mais primários, ou seja, seu lado animal, vivendo sem objetivos, sem nenhuma carência de residência ou de qualquer conforto material. Assim, elas encontrariam seu fim maior – as virtudes morais. A este estado de desprendimento ele chamava Autarcia ou Autarquia. Os cínicos, mais uma vez seguindo o estilo de Sócrates, não deixaram nenhum legado escrito. O que se conhece sobre esta Escola foi narrado por outras pessoas, geralmente de um ângulo crítico.


Frases sobre Cinismo


"Cinismo é combinação de comodismo com impotência."


(Bertrand Russell)


"Cínico: um malandro cuja visão deficiente lhe apresenta as coisas como elas são, não como deviam ser." (Ambrose Bierce)






"O que é um cínico? Um homem que conhece o preço de todas as coisas sem lhes conhecer o valor." (Oscar Wilde)


"O poder de observação aguda é comumente chamado de cinismo pelas pessoas que não o possuem." (George Bernard Shaw)


"Um cínico é um homem que, quando cheira uma flor, olha ao redor procurando o caixão do defunto." (H. L. Mencken)


"O cinismo não é mais do que a arte de ver as coisas como elas são, de preferência a de como deveriam ser." (Oscar Wilde)


"O cinismo perde as monarquias, como o luxo arruína as democracias." (Marquês de Maricá)


"Só o cinismo redime um casamento. É preciso muito cinismo para que um casal chegue às bodas de ouro." (Nelson Rodrigues)


"O cinismo é a única forma sob a qual as almas vulgares se aproximam do que seja a honestidade; e o homem superior terá os ouvidos atentos para todo o cinismo grosseiro ou sutil e se felicitará toda vez que um bufão sem pudor ou sátiro da ciência prosear diante dele." (Friedrich Nietzsche)


"Um cínico é uma pessoa procurando um homem honesto com uma lanterna roubada." (Edgar A. Shoaff)


"Não importa quão cínico você se torne, é impossível manter-se assim."


(Lily Tomlin)


"Cinismo é uma maneira desagradável de dizer uma verdade."


(Lillian Hellman)


"O cinismo do sistema social está debilitando dia a dia a razão humanista." (Arnaldo Jabor)


"A austeridade dos cínicos é ambição de autoridade."


(Marquês de Maricá)


"O cinismo destrói a eficácia." (Alphonse Allais)

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

No dia de HOJE, faz todo sentido

Não sou ligada em numerologia, nada contra, só não sou adepta nem entendida no assunto. Mas, lendo o Diário de Canoas desta sexta-feira, 13 de agosto de 2010, encontrei uma explicação que me chamou a atenção exatamente por fazer todo o sentido no e para o dia de hoje.

"Muitas crendices populares que envolvem a sexta-feria 13 mexem com a imaginação e a fé das pessoas. Há quem diga que número 13 é de sorte, e outros que é de azar. Conforme a numeróloga e taróloga Naira Rodrigues, o dia será propício para encontros familiares, de grupos e para a harmonia. 'Hoje é um dia especial para a numerologia. O 13 por si só, no Tarô, indica morte, mas não morte física e sim uma transformação. Exige mudanças. E como cai na sexta-feria de agosto, significa um número poderoso.Na soma dos números de hoje, o resultado é 8, que indica materialização', explica."

E hoje, um grande sonho, uma conquista árdua se matarializou, demos o penúltimo passo para sua realização - graças a Deus!

Luz e muita paz a todos!
Renata

domingo, 8 de agosto de 2010

Imagem de Pai

IMAGEM DE PAI

"Existe um homem que se esmera no cumprimento
do dever para dar bom exemplo
que fica humilde, quando poderia se exaltar
que chora a distância, a fim de não ser observado;
que, com o coração dilacerado,
se embrutece para se impor como juiz inflexível;
que na ausência, usam-no como temor
para evitar uma ação menos correta;
que, quase sempre, é chamado de desatualizado;
que, apenas fisicamente, passa o dia distante,
na labuta, por um futuro melhor
que, ao fim da jornada, avidamente, regressa ao lar
para levar muito carinho e, às vezes, pouco receber;
que está sempre pronto para ofertar uma palavra
orientadora ou relatar uma atitude benfazeja
que possa ser imitada;
que, muitas vezes, passa noites mal-dormidas
a decifrar os segredos da vida, para transmitir
ensinamentos sem as naturais vicissitudes;
que, quando extenuado, ainda consegue energias
para distribuir confiança;
que é tão humano e sensível, por isso, normalmente,
sente a ausência do afeto que lhe é dado raramente,
e de forma pouco comunicativa;
que vibra, se emociona e se orgulha pelos feitos
daqueles que tanto ama.
Esse homem, geralmente, se agiganta e
passa a ser valor inexorável quando deixa de existir para sempre.
Nunca perca, pois, a oportunidade de devotar
muito carinho e amizade àquele que é seu melhor amigo : SEU PAI..."

Mário Ottoboni

Achei esse texto lindoooo!!
Beijos, pessoal !

Renata

sábado, 7 de agosto de 2010

Palavras soltas ao vento...

Palavras não são más

Palavras não são quentes
Palavras são iguais
Sendo diferentes
Palavras não são frias
Palavras não são boas
Os números pra os dias
E os nomes pra as pessoas
Palavras eu preciso
Preciso com urgência
Palavras que se usem
em caso de emergência
Dizer o que se sente
Cumprir uma sentença
Palavras que se diz
Se diz e não se pensa
Palavras não tem cor
Palavras não tem culpa
Palavras de amor
Pra pedir desculpas
Palavras doentias
Páginas rasgadas
Palavras não se curam
Certas ou erradas
Palavras são sombras
As sombras viram jogos
Palavras pra brincar
Brinquedos quebram logo
Palavras pra esquecer
Versos que repito
Palavras pra dizer
De novo o que foi dito
Todas as folhas em branco
Todos os livros fechados
Tudo com todas as letras
Nada de novo debaixo do Sol

É, palavras soltas ao vento são "palavras que se diz, se diz e não se pensa"...
Todos deveríamos medir bem nossas palavras, pensar bem antes de dizê-las, porque palavras soltas ao vento sem cuidado algum, podem machucar muito, e como!

L-i-n-d-o d-i-a soletrado para todos vocês!
Beijos
Renata

Às vezes me dá vontade de...

Vamos fugir
Deste lugar, baby
Vamos fugir
tô cansado de esperar
Que você me carregue.


Vamos fugir
Pro outro lugar, baby
Vamos fugir
Pra onde quer que você vá
Que você me carregue


[Refrão]
Pois diga que irá
Irajá, Irajá
Pra onde eu só veja você,
Você veja-me só
Marajó, Marajó
Qualquer outro lugar comum, outro lugar qualquer
Guaporé, Guaporé.
Qualquer outro lugar ao sol, outro lugar ao sul.
Céu azul, céu azul.
Onde haja só meu corpo nu
Junto ao seu corpo nu


Vamos fugir
Pra outro lugar, baby.
Vamos fugir
Pra onde haja um tobogã,
Onde a gente escorregue


Vamos fugir
Deste lugar, baby.
Vamos fugir
tô cansado de esperar
Que você me carregue.


Pois diga que irá
Irajá, Irajá
Pra onde eu só veja você,
Você veja-me só
Marajó, Marajó
Qualquer outro lugar comum, outro lugar qualquer
Guaporé, Guaporé.
Qualquer outro lugar ao sol, outro lugar ao sul.
Céu azul, céu azul.
Onde haja só meu corpo nu
Junto ao seu corpo nu


Vamos fugir
Pra outro lugar, baby.
Vamos fugir
Pra onde haja um tobogã,
Onde a gente escorregue
Todo dia de manhã
Flores que a gente regue
Uma banda de maçã
Outra banda de Reggae
tô cansado de esperar
Que você me carregue.
Todo dia de manhã
Flores que a gente Regue
Uma banda de maçã
Outra banda de Reggae


Bom final de semana a todos!!
Renata

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Sonhando com gatos...


Este é meu vizinho peludo!! Parece o Garfield!!! Fofo pra caramba!!!
E por falar em gatos, o que significa sonhar com muitos gatos???
Traição? Esperteza???
Se os gatos estão vindo pra você, está sendo traído ou alguém sendo esperto às suas custas?
Se eles estão se afastando de ti é sinal de traição da sua parte??
Que papo mais maluco, não??? Não sei interpretar sonhos e nem sei se acredito em interpretação de sonhos... Mas outro dia comentaram comigo que sonharam com gatos e acabei pensando nisso... Só pensei, e agora matarializei meu pensamento....
Mas ainda não sei o que realmente significa!!!

Miau pra todo mundo!!!
Renata

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Me fazem refletir...

Sempre que leio livros e/ou reportagens onde encontro frases que me fazem parar pra pensar, gosto de copiá-las, assim posso “saboreá-las” melhor, e hoje decidi compartilhar, algumas delas, com vocês! Na verdade as que anotei nos últimos meses...

“Nossas mentes às vezes vêem o que nossos corações gostariam que fosse verdade.” (Anjos e Demônios, Dan Brown)

“Permitam-me o luto no período sensato. Me ajudem não interferindo demais. O telefonema, a flor, a visita, o abraço, sim, mas por favor, não me peçam alegria sempre e sem trégua.” (Perdas e Danos, Lya Luft)

"Levante a cabeça, sorria bonito e deixe os outros quererem descobrir qual é o segredo que faz você rir." (Anjos e Demônios, Dan Brown)

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter. Ter deve ser a pior maneira de gostar." (José Saramago)

"Com absoluta sinceridade, tento ser otimista a respeito de todo esse assunto, embora a maioria das pessoas sinta-se impedida de acreditar em mim, sejam quais forem meus protestos. Por favor, confie em mim. Decididamente, eu ser animada, sei ser amável. Agradável. Afável. E esses são apenas os As. Só não me peça para ser simpática. Simpatia não tem nada a ver comigo. Isso preocupa você? Insisto - não tenha medo. Sou tudo, menos injusta." (A Menina Que Roubava Livros, Markus Zusak)

“Embora tenha perdoado todos que, de alguma forma, tiveram participação no sofrimento de Easa, a verdade é que o perdão não traz o esquecimento.” (O Segredo do Anel, Kathleen McGowan)

“Quem revela o segredo dos outros passa por traidor. Quem revela o próprio segredo passa por imbecil.” (Voltaire, escritor e filósofo francês)

Por agora, é só!!
Renata

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Ai, ai, ai, ai ,ai, que fria!!

Acabou a Copa! 1 mês passou quase rápido! Se o Brasil tivesse chegado até a final teria passado rápido, como não chegou, foi quase... E isto que nem torço pra o Brasil!!! Pasmem, mas não torço! Depois do fiasco de 98, parei com futebol. Parei. Todo aquele vexame me desgostou tanto, que eu que adorava acompanhar o “futebol”, parei de assistir jogos, ler a respeito, larguei tudo. Foi extremamente decepcionante para mim. Não vi nada da Copa de 2002. Perder meu tempo de madrugada nem pensar, e se não valesse a pena? Foram penta, legal.

Voltei a acompanhar futebol depois que me casei! Acompanhando o Toni, voltei a assistir aos jogos – do Grêmio. Foi uma volta lenta, sem muito entusiasmo, que horror! 98 acabou comigo mesmo!!! Mas tudo bem, aos poucos meu gosto pelo esporte foi voltando. Hoje assisto com vontade, vontade que às vezes falta aos jogadores, mas tudo bem!! Torço, mas não me chateio, se ganhar, ótimo; se não ganhar, minha vida não vai mudar em nada!!

Pois bem, eis que chegou esta Copa de 2010. Por não estar trabalhando fora, resolvi assistir. Vi quase todos os jogos. E torci para a Argentina!! Isso mesmo!! É uma paixão antiga, antes de me casar e antes mesmo de 98. Gosto do futebol deles, da raça, do estilo dos jogadores. Sempre gostei. A Argentina parou na mesma fase do Brasil – e de pior forma – de 4!! Um horror!!!

Interessante observar o quanto de descontentes que temos por aí. Se o Brasil ganha, está ruim; se perde, pior; se empata, um horror! Tantos técnicos espalhados pelo Brasil!! Sim, nesta época torcedor se acha técnico. Incrível! Tanto tempo perdido!! Mas o que vale é a alegria de estar junto, todos juntos, opiniões diferentes, mas no fundo, no fundo, a intenção é que a seleção proporcione alegria, contentamento, alívio. Alívio por tantas batalhas perdidas diariamente, alívio por poder gritar sem se achar ridículo, alívio por poder extravasar e pôr pra fora tudo que é pesado. Pra isso vale torcer! Sem brigas de torcidas, sem xingamentos – poderia ser sempre assim... Mas não é.

Então, voltemos à realidade! Outra só em 2014, e será aqui – motivo de muita discórdia até lá. Sim, discórdia! Porque torcer para a seleção todo mundo torce, mas torcer para o Brasil, como país, muitos distorcem. Não acho correto haver uma Copa aqui, para mim haveria outras prioridades,mas uma vez que o martelo já foi batido, torçamos então para que tudo aconteça de forma tranqüila, a tempo e com cuidado.

Até!
Renata