quarta-feira, 28 de julho de 2010

Fechado. Favor dirigir-se...

Hoje não vou escrever sobre conquistas, apesar, que talvez esteja escrevendo sim, sobre uma conquista pessoal.

Há exatos 2 meses estivemos em um posto de saúde bem conhecido em Porto Alegre. Enquanto aguardávamos a chamada da médica, pude observar muitas coisas, mas uma em particular me chamou a atenção. Em um balcão onde se pede a autorização de exames havia uma placa grande, bem grande, com a seguinte informação: “Fechado. Favor dirigir-se ao guichê de marcação de consultas.” Simples e direto assim. Naquela ocasião não haveria atendimento ali, quem precisasse deveria se dirigir ao guichê de marcação de consultas. Porém, ah... Porém! Várias pessoas ali chegaram e permaneceram paradas, esperando por atendimento. Outras perguntavam para quem estava por perto se “tinha alguém atendendo ali”, poucas chegaram ali, leram o recado e se dirigiram ao guichê recomendado. Claro que eu como estava ali, falava para quem perguntava que não era ali, mas o que me impressionou foi que, mesmo com um recado enorme, algumas pessoas simplesmente não se deram ao trabalho de ler. Outras, acredito eu, estavam com tantos pensamentos em ação que nem repararam no recado. Talvez algumas não tenham a inteligência espacial desenvolvida, é perdoável também. Eu mesma não sou uma expert nessa inteligência, mas tenho me empenhado em melhorar. Apenas uma pessoa apenas chegou, perguntou para uma moça que estava sentada, a moça informou da mudança, e ela, olhando para a placa, esbravejou, falando alto que aquilo era um absurdo, e que só servia para atrapalhar a vida. Gente! Ao menos algum funcionário teve a gentileza de deixar um recado indicando que o atendimento estava acontecendo, só que não ali, como de costume.

Com isso tudo quero dizer o quanto é difícil compreender, agradar e auxiliar as pessoas. Por mais que se faça, alguns simplesmente não entendem, alguns nem se esforçam para entender. A vida moderna traz muita correria, mas é preciso manter a calma e desacelerar sempre que possível. Não é tarefa fácil, mas é bem melhor viver assim, se tentarmos. Uma coisa de cada vez.

Respeito ao próximo, boa vontade e paciência são e serão sempre bem vindos.

É isso! Luz e Paz a todos!

Renata

Nenhum comentário: